Janela de D. Sebastião
Tipo de Imagem:
JPEG
Resolução:
2000x1244
Tirada em:
Album:
Downloads:
248
606
http://delagos.pt.62-48-150-161.contacte-nos.com/images/site/cliente/Janela_do_Castelo_dos_Governadores.jpg
Janela do Castelo dos Governadores
Foto de: Zambrano Gomes / Domínio Público
Janela de D. Sebastião. 1931/32
Janela dita "de D. Sebastião", onde a tradição refere ter aquele rei assistido a uma missa antes da partida dos exércitos para a fatídica batalha de Alcácer Quibir. Inserida na fachada da antiga residência dos governadores do Algarve. Com elementos decorativos ao estilo do Maneirismo (final do séc. XVI /início do séc. XVII), é tida de estilo manuelino (?!).
Nota: o espaço defronte da janela esteve, ao longo dos tempos, completamente ocupado pela água do mar até à construção da Avenida da Guiné (inícios dos anos 40 do séc. XX).
Segundo Zambrano Gomes nasceu em Oliva de La Frontera (Badajoz) em 1883 ou 1884, filho de pais espanhóis, e faleceu em Moura em 19 de Janeiro de 1953. Teve atelier e estúdios em Lisboa, onde desenvolveu a sua actividade de Fotógrafo de Galeria mas fotografou profusamente a província, com destaque para Moura, Serpa, Barrancos e alguns municípios algarvios como foi o caso de Lagos. Sobre a nossa terra deixou-nos uma colecção de cerca de quatro dezenas de postais ilustrados, alguns deles bastante conhecidos e divulgados (como o das lavadeiras em S. João), impressos a partir de imagens registadas no início dos anos 30 (entre 1931 e 1932). Dessa colecção, versando sobre Lagos, publicamos alguns exemplares.
Agradecimentos ao investigador José Francisco Rodrigues Finha, da C.M. Moura, pelos dados partilhados acerca do Fotógrafo Zambrano Gomes.