Mercado do Peixe
Tipo de Imagem:
JPEG
Resolução:
1267x2000
Tirada em:
Album:
Downloads:
334
558
http://delagos.pt.62-48-150-161.contacte-nos.com/images/site/cliente/47_-_Mercado_do_Peixe.jpg
Mercado do Peixe
Foto de: António Crisógono dos Santos / Domínio Público
Mercado do peixe (após 1924).
Entre 1904 e 1924 - Mercado na Rua Porta de Portugal: O primeiro edifício, com os arcos (mais próximo do edifício dos Paços do Concelho) edificado pela Câmara Municipal em 1850, funcionou como mercado do peixe até 1904, altura da construção do segundo edifício (o da imagem) que substitui o antigo nessa finalidade (comércio do pescado), e o antigo passou, provisoriamente, a praça da fruta.
Depois de 1924 - Com a reutilização/requalificação, em 1924, do actual edifício do mercado municipal da avenida, no local onde antes laborava a Fábrica Portugal (de conservas de peixe), e que por volta de 1915 foi destruída por violento incêndio, aí se instalou o mercado das frutas e hortaliças, e o edifício que recebera provisoriamente essa função foi demolido; permanecendo abeirado ao rio apenas o mercado do peixe, até à sua demolição em 1958/9, para construção da Avenida dos Descobrimentos. Após 1958, o mercado da Rua Porta de Portugal recebeu também o comércio do pescado.
António Crisógono dos Santos nasceu na Sertã em 24 de Novembro de 1862 e faleceu em Lagos em 29 de Abril de 1934. Pela sua acção de vogal da Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Lagos foi estabelecida a Feira Franca de Lagos, em 1931. Também desempenhou importante papel na instalação da rede de esgotos da cidade e na electrificação de áreas ribeirinhas como as praias da Batata e dos Estudantes. Sabe-se que ACS explorou uma estalagem e um casino na povoação de Nossa Senhora da Luz, bem como a carreira de carros Rippert entre esta povoação e Lagos. Em Lagos explorava a sua casa comercial "Mercearia Santos", sita na Rua Direita. Fotógrafo amador, editor de postais ilustrados e comerciante, manifestou grande sensibilidade para as coisas do quotidiano reproduzindo pessoas, locais e eventos que constituem hoje um importante património da memória colectiva de Lagos, como este e outros que publicamos neste site.
47 - Mercado do Peixe