Tanques e lavadeiras
Tipo de Imagem:
JPEG
Resolução:
1244x2000
Tirada em:
Album:
Downloads:
297
618
http://delagos.pt.62-48-150-161.contacte-nos.com/images/site/cliente/Tanques_e_lavadeiras.jpg
Tanques públicos de lavar roupa
Foto de: Zambrano Gomes / Domínio Público
Tanques de lavar em S. João, em 1931/32,
Não se conhece a data da sua construção. Talvez não sejam tão antigos como a Ermida de São João, de origem medieval, situada à sua beira. Nas imediações existia, ainda, a “mãe-de-água” do aqueduto que abastecia a cidade. Ali se deslocavam dezenas de mulheres para lavar roupa, a da sua própria família ou de famílias mais abastadas que lhes encomendavam essa tarefa. As lavadeiras eram, frequentemente, mulheres das aldeias situadas nas redondezas, nomeadamente de Bensafrim, que vinham a Lagos todas as semanas à casa das suas clientes, buscar a roupa para lavar. Lavavam nas ribeiras ou riachos que corriam perto das suas aldeias ou nestes tanques públicos existentes à entrada da cidade. Transportavam a roupa em trouxas que carregavam à cabeça, se o destino era na cidade, ou em cima do burro se era mais longínquo. Os sulcos desgastados existentes nas pedras que contornam os tanques evidenciam a dureza do trabalho e a frequência com que o mesmo era realizado.
Tendo perdido a função primitiva o local foi alvo, em 2002, de uma intervenção de embelezamento e tratamento ambiental que permitiu garantir a sua preservação, perpetuando a memória de uma actividade tão quotidiana como árdua para as mulheres de outras épocas.
Segundo Zambrano Gomes nasceu em Oliva de La Frontera (Badajoz) em 1883 ou 1884, filho de pais espanhóis, e faleceu em Moura em 19 de Janeiro de 1953. Teve atelier e estúdios em Lisboa, onde desenvolveu a sua actividade de Fotógrafo de Galeria mas fotografou profusamente a província, com destaque para Moura, Serpa, Barrancos e alguns municípios algarvios como foi o caso de Lagos. Sobre a nossa terra deixou-nos uma colecção de cerca de quatro dezenas de postais ilustrados, alguns deles bastante conhecidos e divulgados (como o das lavadeiras em S. João), impressos a partir de imagens registadas no início dos anos 30 (entre 1931 e 1932). Dessa colecção, versando sobre Lagos, publicamos alguns exemplares.
Agradecimentos ao investigador José Francisco Rodrigues Finha, da C.M. Moura, pelos dados partilhados acerca do Fotógrafo Zambrano Gomes.