Antiga Vedoria
Detalhes Técnicos:
Canon EOS 5D
f/14.0 - 1/400s - ISO 200
Tipo de Imagem:
JPEG
Resolução:
1352x2000
Tirada em:
19/01/2016
Album:
Downloads:
251
509
http://delagos.pt.62-48-150-161.contacte-nos.com/images/site/cliente/Mercado_Escravos__1.jpg
Antiga Vedoria e Alfândega, conhecida como Mercado de Escravos
Foto de: Carlos Afonso / Câmara Municipal de Lagos
Antigo edifício da Vedoria, da Alfândega e da Guarda, conhecido como "Mercado de Escravos", é hoje sede do Núcleo Museológico Rota da Escravatura.
Este edifício que chegou a ser utilizado como Casa de Vedoria e Alfândega, Casa da Guarda e Prisão Militar, de Planta longitudinal, é composto por dois pisos de épocas diferentes. Cobertura de quatro águas. Frontispício a Sueste delimitado por dois arcos no piso térreo e duas janelas com moldura em cantaria no 2º piso. Fachada lateral direita também com dois arcos no piso térreo, quatro janelas no piso superior; e brasão de armas do Marquês de Niza, em peça de cantaria incorporada no século XVII. Fachada lateral esquerda quase cega, apenas com uma janela no 2º piso. Cunhais e friso de separação de pisos em cantaria. Piso térreo com dois espaços distintos: um aberto e envolvido pelos quatro arcos de volta perfeita e em cantaria, o outro fechado, composto por uma sala única. Acesso ao 2º piso através de escadaria existente no edifício adossado a Noroeste. Interior com espaços diferenciados, pé direito alto, pavimento em soalho e portas de duas folhas com bandeira.
Implantado próximo do local onde terá sido realizado o primeiro mercado de escravos trazidos de África pelas caravelas em 1444 e que foram vendidos num terreiro perto da Porta da Vila (antiga porta Norte situada onde hoje tem início a rua General Alberto da Silveira, como testemunham os vestígios da torre albarran visíveis no edifico da antiga cadeia (ex-esquadra da PSP), presumivelmente no espaço hoje ocupado pelo quarteirão que integra o armazém regimental e casa da janela manuelina.
Mercado Escravos (1)