Esquadra na baía de Lagos
Tipo de Imagem:
JPEG
Resolução:
595x2000
Tirada em:
Album:
Downloads:
247
552
http://delagos.pt.62-48-150-161.contacte-nos.com/images/site/cliente/52_e_53_-_esquadra_inglesa_na_baa.jpg
Esquadra da Royal Navy na baía
Foto de: António Crisógono dos Santos / Domínio Público
Panorâmica de dois postais da baía de Lagos com navios da Royal Navy em inícios do séc. XX.
Baía de Lagos e esquadra naval britânica. A baía de Lagos foi frequentemente visitada pela Mediterranean Fleet da Royal Navy (activa entre c. 1665 e 1967) que aqui encontrava excelente porto de acolhimento, depois da sua base principal em La Valetta - Malta (1814 - c. 1935). Aqui se abasteciam de provisões e procediam a exercícios navais. Em 1903 e 1905 a esquadra esteve ancorada na nossa baía e neste último ano participou em exercícios navais conjuntos com unidades da Marinha de Guerra Portuguesa.
Devido à frequente presença das esquadras da Royal Navy (Mediterranean Fleet e Home Fleet), muitas memórias subsistem dessa interacção entre visitantes e residentes. E são vários os documentos que os atestam; desde as notícias publicadas na imprensa local até às actas de associações e da Câmara Municipal, que dão conta da realização de matinés dançantes em honra da oficialidade dos navios, organizadas nas associações recreativas da cidade, e das visitas de cortesia, recíprocas, entre os comandantes das unidades navais e as autoridades locais.
Em Lagos terá ocorrido o primeiro jogo de futebol disputado no Algarve segundo relatos da época que referem um “estranho e curioso jogo” disputado entre marinheiros ingleses, no areal do chamado aterro do cais. Decorria o ano de 1882.
A partir de 1903, um alvará régio autoriza à Royal Navy a realização de exercícios navais na baía de Lagos, e assim acontece em grande escala no ano de 1905 através de exercícios que envolveram duas esquadras inglesas, unidades da marinha de guerra portuguesa, e efectivos do exército português que operaram peças de artilharia a partir do Forte Ponta da Bandeira.
António Crisógono dos Santos nasceu na Sertã em 24 de Novembro de 1862 e faleceu em Lagos em 29 de Abril de 1934. Pela sua acção de vogal da Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Lagos foi estabelecida a Feira Franca de Lagos, em 1931. Também desempenhou importante papel na instalação da rede de esgotos da cidade e na electrificação de áreas ribeirinhas como as praias da Batata e dos Estudantes. Sabe-se que ACS explorou uma estalagem e um casino na povoação de Nossa Senhora da Luz, bem como a carreira de carros Rippert entre esta povoação e Lagos. Em Lagos explorava a sua casa comercial "Mercearia Santos", sita na Rua Direita. Fotógrafo amador, editor de postais ilustrados e comerciante, manifestou grande sensibilidade para as coisas do quotidiano reproduzindo pessoas, locais e eventos que constituem hoje um importante património da memória colectiva de Lagos, como este e outros que publicamos neste site.
52 e 53 - esquadra inglesa na baía