Praia da Luz
Tipo de Imagem:
JPEG
Resolução:
1257x2000
Tirada em:
Album:
Downloads:
280
612
http://delagos.pt.62-48-150-161.contacte-nos.com/images/site/cliente/vista_parcial_da_Luz.jpg
vista parcial da Luz
Foto de: Zambrano Gomes / Domínio Público
Vista Parcial da povoação de Nossa Senhora da Luz com praia em 1º plano e edifício da fábrica de conservas de peixe à direita, em 1931/32.
O facto de existirem duas denominações de empresas relacionadas com a Praia da Luz, “Luz Industrial, Lda.” (inicio de actividade em 1918) e “Empresa Industrial da Luz”, sendo uma delas propriedade de António Vicente, poderá indicar terem existido duas fábricas de conservas nesta povoação (ou que a mesma fábrica tivesse mudado de proprietário ?).
«… o mais importante deste lugar da Luz pertence aos habitantes de Lagos, aos quais se deve o desenvolvimento que tem tido a localidade, pelo estabelecimento de fábricas de conserva de sardinha, a primeira das quais se deveu à iniciativa do nosso amigo dr. José António Burquain Braklamy» [Brito Rebelo [f. 1920] in “Lagos e Nossa Senhora da Luz”. “PORTUGAL – A Arte, os Monumentos, as Paisagens, os Costumes, as Curiosidades”; Albúm 5ª Série “Além-Tejo”, Nº 50 Lagos e Terras do Barlavento. Portucalense Editora, Lda. - Barcelos, 1940.
Segundo Zambrano Gomes nasceu em Oliva de La Frontera (Badajoz) em 1883 ou 1884, filho de pais espanhóis, e faleceu em Moura em 19 de Janeiro de 1953. Teve atelier e estúdios em Lisboa, onde desenvolveu a sua actividade de Fotógrafo de Galeria mas fotografou profusamente a província, com destaque para Moura, Serpa, Barrancos e alguns municípios algarvios como foi o caso de Lagos. Sobre a nossa terra deixou-nos uma colecção de cerca de quatro dezenas de postais ilustrados, alguns deles bastante conhecidos e divulgados (como o das lavadeiras em S. João), impressos a partir de imagens registadas no início dos anos 30 (entre 1931 e 1932). Dessa colecção, versando sobre Lagos, publicamos alguns exemplares.
Agradecimentos ao investigador José Francisco Rodrigues Finha, da C.M. Moura, pelos dados partilhados acerca do Fotógrafo Zambrano Gomes.